É um jogo da memória com cartas de emoções. Ao encontrar um par, surge uma frase curta e dicas de como lidar com aquele sentimento de forma prática.
Dar nome ao que sentimos é o primeiro passo para lidar com os sentimentos. Ajuda a criança a pedir ajuda, comunicar necessidades e criar estratégias saudáveis.
Este jogo da memória foi criado para ajudar crianças e famílias a reconhecer, conversar e agir diante das emoções do dia a dia. Cada par encontrado abre espaço para diálogo simples e acolhedor.
CRP 12/26594
É um jogo da memória com cartas de emoções. Ao encontrar um par, surge uma frase curta e dicas de como lidar com aquele sentimento de forma prática.
Dar nome ao que sentimos é o primeiro passo para lidar com os sentimentos. Ajuda a criança a pedir ajuda, comunicar necessidades e criar estratégias saudáveis.
Este jogo da memória foi criado para ajudar crianças e famílias a reconhecer, conversar e agir diante das emoções do dia a dia. Cada par encontrado abre espaço para diálogo simples e acolhedor.
CRP 12/26594
Use alguns itens por rodada. Cada bloco abaixo traz por quê, um exemplo e uma dica de regulação.
Nomear emoções mostra que sentimentos são normais e transitórios.
"Você disse que está triste porque o jogo acabou. Podemos pensar em algo que te alegre agora?"
Conversar com alguém de confiança e escolher uma atividade prazerosa.
Explorar gatilhos liga causa e efeito e amplia a percepção sobre o que sentimos.
"Você ficou bravo porque seu amigo não emprestou o brinquedo. É comum sentir raiva quando algo parece injusto."
Respirar fundo, contar até 5 e pedir ajuda a um adulto antes de reagir.
Diferenciar palavras próximas aumenta a precisão emocional e facilita pedir ajuda.
"Você disse que está com raiva, mas pode ser frustração por não ter conseguido montar o quebra‑cabeça. Vamos tentar de novo?"
Fazer uma pausa curta, retomar com calma ou pedir apoio de um adulto.
Nem sempre a criança verbaliza; outras formas de expressão aumentam a confiança.
"Desenhe como se sente agora. Qual cor mostra sua alegria?"
Desenhos, músicas ou movimentos ajudam a liberar a emoção com segurança.
Ensinar estratégias dá ferramentas práticas para o dia a dia e diminui a impulsividade.
"Percebi que você ficou nervoso. Vamos respirar juntos contando até três."
Respirações guiadas, alongamentos e um "cantinho da calma".
Surge quando algo não acontece como esperado ou sentimos que houve injustiça.
A raiva é uma emoção de defesa. Reconhecer gatilhos ajuda a perceber que é possível escolher como reagir.
"Você ficou bravo porque seu amigo não quis emprestar o brinquedo. Faz sentido sentir raiva quando algo parece injusto."
Respirar fundo, contar até 5, usar uma atividade física leve (apertar uma bolinha) ou pedir ajuda.
Aparece quando algo importante se perde, como um brinquedo, um amigo ou uma situação feliz que terminou.
Mostra o valor que damos a algo ou alguém. Validar esse sentimento ensina empatia e autocuidado.
"Você ficou triste porque a brincadeira acabou. Isso acontece, mas podemos pensar em outra coisa legal para fazer."
Conversar, buscar acolhimento em um abraço, desenhar ou ouvir uma música calma.
Surge em momentos de conquista, diversão ou conexão com outras pessoas.
Fortalece vínculos e aumenta a motivação. Celebrar ajuda a criar memórias positivas.
"Você está alegre porque conseguiu terminar o desenho. Podemos guardar esse desenho para lembrar dessa conquista."
Compartilhar a alegria, registrar em um diário ou repetir atividades que causaram bem‑estar.
Surge diante de situações novas, perigosas ou desconhecidas.
O medo é protetor: ensina cautela, mas precisa ser compreendido para não limitar a criança.
"Você ficou com medo do escuro. Isso é comum; podemos acender uma luz pequena para você se sentir seguro."
Validar o medo, mostrar presença, respirar devagar e imaginar um lugar seguro.
Foco em infância e adolescência.
Meu propósito é ajudar sua família a reconhecer e regular emoções com acolhimento e técnicas atualizadas. Sessões lúdicas, orientações às famílias e estratégias práticas para o dia a dia.
Copyright © 2025 Kaina Andressa Ferreira.
Todos os direitos reservados.