Kaina A. Ferreira - CRP 12/26594

Emoções do Dia a Dia

Como funciona o jogo

É um jogo da memória com cartas de emoções. Ao encontrar um par, surge uma frase curta e dicas de como lidar com aquele sentimento de forma prática.

Por que identificar emoções?

Dar nome ao que sentimos é o primeiro passo para lidar com os sentimentos. Ajuda a criança a pedir ajuda, comunicar necessidades e criar estratégias saudáveis.

Este jogo da memória foi criado para ajudar crianças e famílias a reconhecer, conversar e agir diante das emoções do dia a dia. Cada par encontrado abre espaço para diálogo simples e acolhedor.

Kaina Andressa Ferreira

CRP 12/26594

Psicóloga com foco em infância e adolescência.

UNOESC Videira/SC

Emoções do Dia a Dia

Como funciona o jogo

É um jogo da memória com cartas de emoções. Ao encontrar um par, surge uma frase curta e dicas de como lidar com aquele sentimento de forma prática.

Por que identificar emoções?

Dar nome ao que sentimos é o primeiro passo para lidar com os sentimentos. Ajuda a criança a pedir ajuda, comunicar necessidades e criar estratégias saudáveis.

Este jogo da memória foi criado para ajudar crianças e famílias a reconhecer, conversar e agir diante das emoções do dia a dia. Cada par encontrado abre espaço para diálogo simples e acolhedor.

Kaina Andressa Ferreira

CRP 12/26594

Psicóloga com foco em infância e adolescência.

UNOESC Videira/SC

Perguntas que guiam a conversa

Use alguns itens por rodada. Cada bloco abaixo traz por quê, um exemplo e uma dica de regulação.

1) Reconhecendo o que sente

  • O que você acha que está sentindo agora?
  • Qual nome você daria para esse sentimento?
  • Já sentiu isso antes? Quando?
Por quê?

Nomear emoções mostra que sentimentos são normais e transitórios.

Exemplo:

"Você disse que está triste porque o jogo acabou. Podemos pensar em algo que te alegre agora?"

Regulação:

Conversar com alguém de confiança e escolher uma atividade prazerosa.

2) Entendendo o motivo

  • O que aconteceu que te fez sentir assim?
  • Foi algo que alguém falou ou fez?
  • Você acha que sentir isso é comum nessa situação?
Por quê?

Explorar gatilhos liga causa e efeito e amplia a percepção sobre o que sentimos.

Exemplo:

"Você ficou bravo porque seu amigo não emprestou o brinquedo. É comum sentir raiva quando algo parece injusto."

Regulação:

Respirar fundo, contar até 5 e pedir ajuda a um adulto antes de reagir.

3) Nomeando melhor

  • Você sente mais tristeza ou cansaço?
  • Parece mais raiva ou frustração?
  • Qual palavra combina melhor com o que sente?
Por quê?

Diferenciar palavras próximas aumenta a precisão emocional e facilita pedir ajuda.

Exemplo:

"Você disse que está com raiva, mas pode ser frustração por não ter conseguido montar o quebra‑cabeça. Vamos tentar de novo?"

Regulação:

Fazer uma pausa curta, retomar com calma ou pedir apoio de um adulto.

4) Expressando de forma segura

  • Como você pode me mostrar o que sente sem palavras?
  • Você quer desenhar ou contar uma história curta?
  • Se esse sentimento fosse uma cor, qual seria?
Por quê?

Nem sempre a criança verbaliza; outras formas de expressão aumentam a confiança.

Exemplo:

"Desenhe como se sente agora. Qual cor mostra sua alegria?"

Regulação:

Desenhos, músicas ou movimentos ajudam a liberar a emoção com segurança.

5) Regulando juntos

  • O que ajudaria a se acalmar agora?
  • Quer tentar respirar comigo devagar?
  • Prefere um abraço ou ficar um pouquinho quieto?
Por quê?

Ensinar estratégias dá ferramentas práticas para o dia a dia e diminui a impulsividade.

Exemplo:

"Percebi que você ficou nervoso. Vamos respirar juntos contando até três."

Regulação:

Respirações guiadas, alongamentos e um "cantinho da calma".

Raiva

Surge quando algo não acontece como esperado ou sentimos que houve injustiça.

Por quê?

A raiva é uma emoção de defesa. Reconhecer gatilhos ajuda a perceber que é possível escolher como reagir.

Exemplo:

"Você ficou bravo porque seu amigo não quis emprestar o brinquedo. Faz sentido sentir raiva quando algo parece injusto."

Regulação:

Respirar fundo, contar até 5, usar uma atividade física leve (apertar uma bolinha) ou pedir ajuda.

Tristeza

Aparece quando algo importante se perde, como um brinquedo, um amigo ou uma situação feliz que terminou.

Por quê?

Mostra o valor que damos a algo ou alguém. Validar esse sentimento ensina empatia e autocuidado.

Exemplo:

"Você ficou triste porque a brincadeira acabou. Isso acontece, mas podemos pensar em outra coisa legal para fazer."

Regulação:

Conversar, buscar acolhimento em um abraço, desenhar ou ouvir uma música calma.

Alegria

Surge em momentos de conquista, diversão ou conexão com outras pessoas.

Por quê?

Fortalece vínculos e aumenta a motivação. Celebrar ajuda a criar memórias positivas.

Exemplo:

"Você está alegre porque conseguiu terminar o desenho. Podemos guardar esse desenho para lembrar dessa conquista."

Regulação:

Compartilhar a alegria, registrar em um diário ou repetir atividades que causaram bem‑estar.

Medo

Surge diante de situações novas, perigosas ou desconhecidas.

Por quê?

O medo é protetor: ensina cautela, mas precisa ser compreendido para não limitar a criança.

Exemplo:

"Você ficou com medo do escuro. Isso é comum; podemos acender uma luz pequena para você se sentir seguro."

Regulação:

Validar o medo, mostrar presença, respirar devagar e imaginar um lugar seguro.

Psicóloga Kaina Ferreira

Foco em infância e adolescência.

Meu propósito é ajudar sua família a reconhecer e regular emoções com acolhimento e técnicas atualizadas. Sessões lúdicas, orientações às famílias e estratégias práticas para o dia a dia.

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